top of page
  • Foto do escritorMarcelo Lavezo

Como conseguir homecare pelo plano de saúde?


como conseguir o home care pelo plano de saúde?
Home care é uma forma de internação domiciliar que traz qualidade de vida ao paciente

O homecare, conhecido também como internação domiciliar, cresceu no Brasil nos últimos anos. Apesar disso, não está no rol da ANS e, portanto, muitas vezes é negado pelas operadoras. Mas tem como conseguir homecare pelo plano de saúde?


A pandemia da Covid-19 fez crescer em 35% a procura pelo homecare no país. Aliado a isso, o envelhecimento da população também faz este modelo ser muito procurado.


Quer saber como conseguir o homecare pelo plano de saúde, seja temporário ou definitivo? Continue neste post que vamos explicar.


O que é o homecare?


O homecare é o modelo de internação ou prestação de serviço hospitalar feito na casa do paciente. Assim, o objetivo é manter o tratamento, promover a saúde, mas sem perder a qualidade de vida.


O fato de receber todo o suporte médico no conforto de casa, com a presença dos familiares, é muito importante. Pesquisas apontam que o homecare melhora o bem-estar e é um elemento significativo para a evolução do tratamento.


Não apenas o paciente é beneficiado, mas também o sistema hospitalar, que terá também um leito livre para receber o próximo paciente que necessite de cuidados em ambiente hospitalar.


Seja uma fisioterapia em casa para um paciente com dificuldade de locomoção, ou diante da necessidade de cuidados contínuos, o homecare se torna essencial no tratamento.


Quais os tipos de homecare?


Se você acredita que o homecare é apenas a instalação de um leito hospitalar na casa do paciente, está enganado! Atualmente, existem vários tipos de tratamento domiciliar. Confira alguns:


Pós-operatório

Para pacientes que apresentam alguma limitação de mobilidade, seja permanente ou temporária, e que necessita de terapias. Além disso, pode ser também para os cuidados de enfermagem e o controle de medicamentos. Curativos específicos também entram neste tipo de atendimento.


Pessoas com deficiência

Pacientes com síndromes, deficiência física ou intelectual, mobilidade reduzida. O homecare cuida tanto do monitoramento da saúde, cuidados médicos especializados, como oxigenioterapia, fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem e muito mais.


Pós-AVC

O AVC traz sequelas graves para o paciente, inclusive, podendo viver acamado. A recuperação é longa ou até mesmo irreversível, mas o homecare ajuda a trazer o bem-estar e o convívio com a família. Além disso, facilita a alimentação, higiene e cuidados médicos.


Terceira idade

Pacientes na terceira idade também podem precisar de um homecare para monitoramento de medicamentos, cuidados de enfermagem, evitando internações hospitalares desnecessárias e que colocam em risco a saúde do paciente.


Como conseguir homecare pelo plano de saúde?


Como dissemos, o homecare não está previsto no rol de coberturas da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Entretanto, apesar de ser a justificativa para várias negativas, isso não exclui o plano de saúde desta obrigação.


O procedimento deve ser coberto pelo plano de saúde quando houver uma justificativa médica. Não cabe ao plano de saúde decidir qual é o melhor tratamento para o paciente, mas sim ao próprio médico. Ao plano, é dever oferecer a estrutura do que está sendo requisitado.


Vale ressaltar também que o homecare não é para o aguardo de uma cirurgia ou apenas para a comodidade dos familiares. Muitos pacientes precisam seguir internados por não terem condições de receber alta, ainda necessitando de recursos hospitalares.

Pacientes, por exemplo, que precisam de:

  • oxigênio;

  • alimentação especial, como nasogástrica ou nasoenteral;

  • sessões de fisioterapia;

  • curativos especiais

  • Alzheimer ou Parkinson avançados;

  • paralisia cerebral;

  • medicamentos de administração endovenosa.

Estes e outros procedimentos podem ser em ambiente domiciliar, desde que haja uma estrutura de suporte para o paciente, como é o homecare. Aliás, este tipo de atendimento dá direito a uma equipe multidisciplinar, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutrólogos, insumos e medicamentos.


O que fazer para não ter o pedido negado?


O paciente e seus familiares têm de entender que precisam de um parecer médico específico para relatar as reais necessidades do paciente pelo homecare. Assim, de forma bem detalhada, é possível conseguir na Justiça o atendimento negado.


Ao ter o serviço negado pelo plano, o paciente entra em contato com um advogado especialista na área para tomar as medidas judiciais adequadas, buscando a cobertura. O advogado irá reunir a documentação necessária e fazer o pedido ao Poder Judiciário.


Contrate um especialista!


Você viu neste post como conseguir homecare pelo plano de saúde, mesmo com o pedido negado pela operadora. É obrigação oferecer este tratamento, então exija seus direitos.


Aqui no escritório temos uma equipe especializada em ações contra os planos de saúde, ainda mais quando negam cobertura de home care. O escritório Marcelo Lavezo Advocacia tem 20 anos de atuação no direito à saúde. Confira o nosso perfil no Instagram e conheça mais nosso trabalho!






Comments


bottom of page